Pular para o conteúdo
Início » Falando Sobre Suportes Estendidos para RHEL, CentOS 7 e AlmaLinux

Falando Sobre Suportes Estendidos para RHEL, CentOS 7 e AlmaLinux

A comunidade Linux está experimentando uma série de atualizações e mudanças significativas, afetando tanto versões antigas quanto novas do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e outros derivados como CentOS e AlmaLinux.

Novidades do RHEL 9.4 e Suporte Estendido para o RHEL 7

A Red Hat lançou recentemente a versão 9.4 do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), que promete várias atualizações importantes. Além disso, a empresa proporciona uma extensão de suporte para o RHEL 7, lançado em 2014, com o suporte estendido até quatro anos após o fim do ciclo de vida normal, sob a denominação de Suporte Estendido do Ciclo de Vida (ELS).

O RHEL 9 apareceu há dois anos e a Red Hat incentiva fortemente os usuários a atualizarem para essa versão mais recente. Para aqueles que ainda operam o sistema RHEL 7, agora com quase uma década de lançamento, a Red Hat oferece a tranquilidade de mais quatro anos de atualizações e suporte.

O Plano de Aposentadoria do CentOS 7 e a Alternativa Rocky Linux

O CentOS Linux 7, uma versão gratuita e com suporte comunitário, está se aproximando do seu fim de vida útil em 30 de junho de 2024. No entanto, a CIQ, que oferece a reconstrução do CentOS Linux sob o nome de Rocky Linux, propõe uma extensão do ciclo de vida chamada CIQ Bridge. Este serviço de suporte de longo prazo é projetado para usuários do CentOS 7 que planejam migrar para o Rocky Linux, oferecendo atualizações de pacotes de vida estendida e atualizações de segurança por três anos adicionais.

AlmaLinux e a Computação de Alto Desempenho

Por outro lado, o projeto AlmaLinux ainda não anunciou uma iniciativa similar às de RHEL e CentOS, mas destacou-se ao estabelecer um Grupo de Interesse Especial (SIG) para Computação de Alto Desempenho (HPC). Este grupo foca em otimizar o uso do AlmaLinux em supercomputadores, uma área que geralmente envolve clusters relativamente desacoplados de milhares de caixas Linux separadas.

Esses supercomputadores são usados para computação intensiva, como cálculos numéricos e transformações em grandes blocos de dados, algo ideal para o hardware moderno de GPUs. Em tempos onde grandes corporações estão se desviando de esforços em blockchain e NFTs, eles encontram um novo propósito para seus estoques de GPUs: rodar modelos de linguagem avançados e outras aplicações de “IA”.

Se você é um cliente do RHEL 7, pode pagar à Red Hat para continuar recebendo atualizações por mais quatro anos. E se você está usando o CentOS 7 gratuito, a CIQ oferece uma solução para manter seu sistema atualizado enquanto migra para o Rocky Linux. Enquanto isso, o AlmaLinux está se posicionando firmemente no campo da computação de alto desempenho, explorando novas fronteiras para distribuições Linux gratuitas em um mercado que valoriza a escalabilidade e o desempenho sem custos proibitivos.

Fonte: https://ciq.com/products/ciq-bridge/ e https://almalinux.org/blog/2024-05-02-introducing-almalinux-hpc-ai-sig/