Pular para o conteúdo
Início » SUSE Atualiza suas Distribuições com 19 Anos de Suporte

SUSE Atualiza suas Distribuições com 19 Anos de Suporte

A SUSE, uma líder global em software Linux e nativo em nuvem, anunciou na SUSECon em Berlim melhorias significativas em toda a sua família de distribuições Linux. Essas novas capacidades focam em fornecer um retorno mais rápido sobre o investimento e reduzir os custos operacionais, enfatizando a importância da escolha no complexo cenário de TI atual.

SUSE Linux Enterprise Server 15 SP6: Suporte de Longo Prazo

Suporte Recorde de 19 Anos

O SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 15 Service Pack (SP) 6 é o destaque dessas atualizações. Este update prepara os workloads de TI para o futuro com um novo suporte de Longo Prazo (LTS) no Core do Service Pack. Você acredita em 19 anos de suporte? Isso dá ao SLES o período de suporte mais longo no mercado de Linux empresarial. Mesmo o Ubuntu, que recentemente estendeu seu LTS para 12 anos, não chega perto.

Por Que 19 Anos?

Rick Spencer, Gerente Geral de Linux Crítico para Negócios (BCL) da SUSE, explicou em uma entrevista que a razão é o fim do tempo computacional em 03:14:08 GMT, terça-feira, 19 de janeiro de 2038. Esse é o momento em que os sistemas operacionais baseados em Unix de 32 bits, incluindo algumas versões do MacOS, atingem o limite de segundos contados desde 00:00:00 GMT de 1 de janeiro de 1970 e reiniciam para zero. Semelhante ao bug do Y2K, isso significa que todos os sistemas operacionais e softwares não corrigidos terão problemas. O kernel Linux corrigiu isso na versão 5.6 em 2020, mas muitos outros programas ainda não lidaram com o problema.

Até lá, se você estiver usando o SLES 15 SP6, estará coberto. Recomendo fortemente atualizar antes disso, mas se você quiser manter essa distro até o fim, pode.

Novidades no SLES 15 SP6

Atualizações Técnicas

A nova versão do SLES inclui uma atualização para o kernel 6.4, além de novas bibliotecas como OpenSSL 3.1, garantindo segurança em conformidade com regulamentações rigorosas.

Suporte a Computação Confidencial

O SLES agora oferece suporte superior à computação confidencial, que criptografa seus dados não apenas quando armazenados ou em trânsito na internet, mas também na memória. O SLES fornece esse nível extra de segurança em sistemas que usam processadores Intel TDX (Trust Domain Extensions) e AMD SEV (Secure Encrypted Virtualization). Isso inclui a atestação remota com o SUSE Manager, garantindo capacidades de ponta a ponta para máxima segurança e conformidade.

SLES para Aplicações SAP 15 SP6

Plataforma Segura e Confiável para Workloads SAP

Os usuários do SAP ficarão satisfeitos com o SLES para Aplicações SAP 15 SP6. Esta versão oferece aos clientes e parceiros SAP uma plataforma Linux segura e confiável para executar workloads SAP críticos, do data center à nuvem. Inclui acesso às últimas inovações do Trento, uma aplicação web open-source que ajuda os administradores de sistemas a evitar problemas comuns de infraestrutura com sistemas SAP que podem resultar em atrasos na implementação de serviços ou downtime não planejado.

SUSE Linux Enterprise Micro 6.0

Distro Leve para Computação em Bordas

Para quem prefere uma distro Linux mais leve para computação em bordas ou servidores menores, a SUSE lançou o SUSE Linux Enterprise Micro 6.0. Este sistema operacional host open-source, imutável, leve e seguro é otimizado para workloads containerizados e virtualizados. Simplifica as implantações de containers autônomos e fornece uma plataforma estável para implantações Kubernetes. Também inclui suporte a criptografia de disco completo para fortalecer a segurança dos dados.

Plataforma de IA da SUSE

Ferramentas para Programas de IA Privados e Seguros

A SUSE está desenvolvendo sua própria plataforma de IA usando suas distribuições Linux chamada SUSE AI. Em vez de criar seu próprio Modelo de Linguagem Extensa (LLM) e chatbot, a SUSE está fornecendo as ferramentas que as empresas precisam para construir seus próprios programas de IA privados e seguros. Por exemplo, se você deseja usar seus próprios dados para criar um solucionador de problemas inteligente por IA para seus produtos sem se preocupar com a privacidade, a SUSE permite que você construa exatamente isso.

SUSE Liberty Lite Linux: Substituto para CentOS 7

Substituto Direto para CentOS 7

Do lado da família principal da SUSE está o lançamento mais recente, o SUSE Liberty Lite Linux. Esta distro é um substituto para o CentOS 7, que ainda é muito popular, mas chegará ao fim de sua vida útil em 30 de junho. A resposta da SUSE é um verdadeiro substituto direto. Você pode literalmente apenas alterar seus repositórios de CentOS para Liberty Lite e continuar operando.

Baseado no Open Enterprise Linux Association

Liberty Linux Lite é a primeira distribuição Linux construída na base de código Linux da Open Enterprise Linux Association (OpenELA). Na OpenELA, CIQ, Oracle e SUSE uniram forças para criar uma base de código Linux para clones do RHEL.

SUSE Manager 5.0: Gerenciamento de Múltiplas Distribuições Linux

Suporte a Várias Distribuições

Independentemente de qual SLES você esteja usando, você pode usar o SUSE Manager 5.0 para monitorar seus servidores e instâncias Linux. Na verdade, o SUSE Manager suporta muito mais do que apenas a família SLES. Ele agora suporta mais de 16 distribuições Linux diferentes, incluindo Red Hat Enterprise Linux (RHEL), seus numerosos clones; Debian; Mint; e Ubuntu Linux. Você pode até usá-lo com o Raspberry Pi OS, permitindo gerenciar seus Raspberry Pis além de grandes servidores.

Gestão Automatizada e Containerizada

O SUSE Manager, baseado nos sistemas DevOps Salt, oferece gerenciamento automatizado de patches e conformidade para qualquer Linux, em qualquer lugar e em qualquer escala. É containerizado para aumentar a resiliência, escalabilidade e portabilidade, e adiciona capacidades de atestação remota para o SLES 15 SP6.

Futuro Brilhante para a SUSE

A SUSE continua totalmente comprometida com o SLES. De fato, a empresa já está trabalhando em inovações adicionais para o próximo grande lançamento de sua plataforma Linux crítica para negócios: SLES 16 e SLES para Aplicações SAP 16, que chegarão em 2025. O futuro parece brilhante tanto para a SUSE quanto para o Linux.

Fonte: https://www.suse.com/de-de/susecon/